Com dois metros de altura, Monumento do Vaqueiro retorna à avenida Olímpio Vital
Durante as comemorações do aniversário de 190 anos da emancipação política de Feira de Santana, o Monumento ao Vaqueiro foi entregue novamente à avenida Olímpio Vital.
A escultura confeccionada em aço contorcido é de autoria do arquiteto Danilo Freitas. Na obra, o artista buscou representar o vaqueiro montado a cavalo, que ao ser observado em diferentes ângulos, mostra estar em movimento.
A peça foi feita em aço patinável, conhecido como corten, que contém elementos anticorrosivos e de alta duração. O monumento tem dois metros de altura por três e meio de comprimento e pesa cerca de 500 kg.
“O ponto de partida para a construção desse monumento foi o vaqueiro em alta performance, que garante que o vaqueiro está presente. O aço usado nessa escultura é mais resistente que um aço comum. Ele enferruja para se proteger. Durante séculos essa obra vai se manter. Sendo filho dessa cidade, me sinto muito honrado em ver um trabalho meu sendo exposto dessa maneira, para todos verem e apreciarem”, disse Danilo.
O ato contou com a participação do prefeito Colbert Martins Filho, que esteve acompanhado por secretários municipais e pessoas da comunidade.