Colégios particulares de Feira de Santana reforçam esquema de segurança como forma de prevenção
Após os recentes casos de ataques e ameaças em escolas por todo o país, e da onda de fake news, que espalha terror entre os profissionais, os pais e os próprios alunos, colégios particulares de Feira de Santana estão reforçando as medidas de segurança como forma de prevenção.
O controle de entrada e saída dos alunos, por exemplo, está sendo mais rigoroso nas unidades particulares. A contratação de segurança privada, orientação aos pais e palestras estão no rol de ações que visam coibir possíveis atos de violência.
No Colégio Nobre, um dos principais da cidade, o efetivo da segurança foi ampliado e o acesso passou a se dar apenas por uma entrada, garantindo maior controle no acesso dos estudantes. Profissionais também fazem rondas no entorno da unidade e os pais já foram orientados a colaborar com esta vigilância.
“Já aumentamos o efetivo de profissionais para a segurança. Antes tínhamos um porteiro em cada compartimento, agora temos dois. Fechamos uma portaria para concentrar em uma só, reforçamos a segurança na garagem e no entorno da escola. Além dos funcionários fixos, temos seguranças circulando no entorno. Solicitamos aos pais que verifiquem as mochilas dos alunos e entrem em contato, caso haja algum indício de comportamento suspeito”, explicou a Profa. Everilda Sampaio.
Entre os colégios mais tradicionais está o Castro Alves. O Blog do Velame conversou com a psicóloga Késia Leite Moraes. Além do reforço na segurança, a instituição busca estar atenta a todos os aspectos socioemocionais dos alunos.
“Desde as salas até às áreas de convivência temos acesso às imagens em tempo real. Dispomos de uma empresa que garante a segurança 24 horas, além de funcionários fazendo vistorias em todas as áreas. Como psicóloga, atendo os alunos que estão preocupados, demonstrando algum sentimento de angústia. Informamos aos pais sobre as medidas de controle adotadas e, até o momento, não tivemos nenhuma ameaça ou possível violência. Temos todo um cuidado com os aspectos socioemocionais, discutindo de forma constante sobre o bullying, por exemplo”, relatou a profissional.
Na Criativa Unidade de Ensino, localizada no bairro Cidade Nova, a diretora Viviane Araújo aponta que a atuação preventiva é o método mais eficaz para garantir a segurança no ambiente escolar.
“Nós temos o monitoramento das câmeras, aumentamos o número dos vigilantes e fizemos um trabalho com os adolescentes, trazendo uma terapeuta, abordando a ansiedade e o medo, e também conscientizando as famílias sobre a importância da atuação preventiva em casa. Aqui na escola temos um ambiente socioemocional, com um psicólogo ofertando acolhimento e escuta aos estudantes. Entendemos que a segurança é uma responsabilidade de todos”, esclareceu ao Blog a educadora.