Autoridades feirenses manifestam pesar pelo falecimento do Papa Francisco
Na manhã desta segunda-feira, 21 de abril, o Vaticano confirmou oficialmente a morte do Santo Padre, o Papa Francisco, aos 88 anos de idade. O primeiro pontífice sul-americano, que deixa um forte legado à Igreja.
Seu pontificado foi marcado pelo diálogo, pela busca da paz nos territórios de guerra e por uma profunda sensibilidade com as causas sociais, com o olhar aos pobres e marginalizados, e ao meio-ambiente, chamando ao cuidado à Casa Comum.
Em Feira de Santana, a notícia do falecimento do Santo Padre foi recebida com pesar por diversas autoridades eclesiais e políticas. O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, expressou a sua gratidão ao Bispo de Roma.
“Com profundo pesar e esperança na ressurreição, a Arquidiocese de Feira de Santana une-se à Igreja em todo o mundo diante da notícia do falecimento do Santo Padre, o Papa Francisco. Como Arcebispo Metropolitano, nomeado por Sua Santidade, não posso deixar de expressar minha gratidão pessoal e eclesial por este Pastor que, com coragem evangélica, doçura franciscana e firmeza profética, conduziu a Igreja com um olhar voltado aos pobres, aos pequenos, à Casa Comum e à paz entre os povos”, divulgou o Arcebispo, em nota oficial.
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, destacou que o testemunho de Francisco seguirá vivo nas páginas da história, não só da Igreja, mas de todo o mundo.
“O mundo se despede hoje do Papa Francisco. Mais do que um líder religioso, ele foi um verdadeiro pastor da humanidade, que tocou corações e derrubou muros com palavras de esperança e ações concretas. Seu testemunho seguirá vivo nas páginas da história e no coração dos que lutam por um mundo mais justo e fraterno”, escreveu o prefeito.
O governador Jerônimo Rodrigues se referiu ao Sumo Pontífice como uma das maiores referências de fé, humanidade e coragem do nosso tempo, sendo “a voz dos pobres, dos esquecidos, dos que mais precisavam de justiça e dignidade”.
“Sinto com tristeza sua partida e peço a Deus que conforte os corações de todos que hoje choram essa perda. Seu exemplo deixa um rastro de esperança e compromisso com o bem comum”, disse o chefe do Palácio de Ondina.