Aula Magna do semestre 2024.2 na Uefs aborda temas de relevância global e local
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) deu início na segunda feira (26) ao semestre 2024.2 com uma Aula Magna, que contou com a presença do renomado professor Bruno Huberman. Com uma trajetória acadêmica consolidada, Huberman é professor do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), vice-líder do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI/PUC-SP) e pesquisador do Instituto Nacional de Estudos de Ciência e Tecnologia para o estudo dos Estados Unidos (INCT-Ineu).
Durante sua palestra, Huberman abordou as complexas relações históricas envolvendo a colonização de povoamento e o excedente populacional dentro do sistema capitalista. Ele também explorou a construção do estado israelense e suas relações internacionais, oferecendo uma análise crítica dos caminhos que sustentam e alimentam o discurso da criminalidade vinculado à população negra. Huberman destacou como o Estado, ao utilizar a violência como forma de controle social, nega estratégias de sobrevivência a essas populações, contextualizando esses fenômenos dentro dos fatores políticos e de mercado.
A mesa de abertura do evento foi composta pela reitora da Uefs, Amali Mussi; a vice-reitora, Rita Breda Mascarenhas; a diretora do Sintest,Uefs, Daiana Alcântara; a representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE Uefs), Isabelle Silva; e a diretora da Associação dos Docentes da Uefs (ADUFS), professora Valdilene Gondin.
Além das discussões acadêmicas, o evento foi também um espaço para mobilizações por parte de docentes e estudantes, que trouxeram à tona temas como a campanha salarial e contra as violências dentro da universidade. Durante a aula, houve manifestações de apoio ao povo palestino, evidenciando o compromisso da comunidade universitária com questões de justiça social e direitos humanos.