Aplicação de primeira dose contra covid para crianças é suspensa por falta de imunizantes
Em Feira de Santana, a aplicação da primeira dose contra Covid-19 para crianças de seis meses a 11 anos está suspensa devido a falta de abastecimento da vacina, por parte do Ministério da Saúde. O Município aguarda uma nova remessa de Coronavac, Pfizer baby e pediátrica, mas ainda não há previsão de chegada.
“Existem imunizantes recomendados para cada faixa etária. No momento, para o público infantil, estamos apenas com vacinação de segunda dose para crianças de três a quatro anos que utilizam a Coronavac”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia.
Em Feira, a meta é vacinar 96.008 crianças de seis meses a 11 anos. Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde, 46.866 já receberam a primeira dose, índice considerado baixo, pois corresponde a 48,8% do público-alvo.
A vacinação de três a quatro anos com segunda dose é feita somente na Unidade de Saúde da Família Rua Nova/ Barroquinha. Na zona rural, a imunização será realizada por meio do agendamento nas unidades.
Para ser imunizada, a criança deve estar acompanhada dos pais ou de um adulto responsável legal. É obrigatório apresentar o cartão SUS, caderneta de vacinação e documento do menor- como CPF, RG ou certidão de nascimento.