Alunos de Direito da UNIFAN são acusados de cometer racismo em rede social
Alunos do Centro Universitário Nobre (UNIFAN), em Feira de Santana, estão sendo acusados de racismo após uma troca de mensagens com cunho racista feita no Twitter. Tudo começou quando uma estudante do sétimo semestre do curso de Direito escreveu: “odeio lula pq ele inventou o fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade”. Um outro aluno, teria respondido “kkkkkk um monte ** *****”. A mensagem, foi interpretada como uma mensagem racista e de preconceito contra a condição de pobreza, também conhecido como aporofobia. É comum na internet o uso do asteriscos em textos. É uma forma de não revelar algo claramente para tentar se proteger, mas que deixa bastante evidente o que pensa. A autora da primeira mensagem, identificada como Beatriz Lobo, ficou na dúvida sobre o que o colega quis dizer e perguntou: “Preto ou pobre?”, como mostram os prints divulgados na internet. Em outra postagem, Bia Lobo teria escrito que “odiava gente preta”, usando a artimanha de camuflar a palavra preta com asteriscos. O outro aluno envolvido foi identificado como sendo Geraldo Oliveira, do quarto semestre do curso. Após a repercussão, eles apagaram os perfis nas redes sociais.
Os registros das conversas dos alunos estão sendo amplamente divulgados em grupos de WhatsApp e causaram revolta em outros alunos da instituição. O Blog do Velame apurou que líderes das turmas pediram uma reunião com a coordenadora do curso de Direito para pedir a expulsão dos envolvidos. A assessoria da UNIFAN confirmou o pedido de reunião. Alguns alunos estão organizando um protesto pacífico contra o racismo, marcado para acontecer nesta terça-feira, 17 horas na frente da instituição.
No twitter, diversos usuários repudiaram as falas. O usuário @LuizCicer0, afirmou não saber expressar o que mais o revolta. “Sabe o q me incomoda? é receber essas imagens enviadas por minha IRMÃ, uma preta q estuda na FAN por fies. Eu n sei expressar com o q mais me revolto. Qual é o maior absurdo ao analisar isso? o incômodo q negros acessem educação, ou essa desgraça expressar seu racismo”, escreveu.. Procurada pelo blog, a direção do Centro Universitário Nobre enviou a seguinte nota:
“O Centro Universitário Nobre vem, por meio desta, informar que repudia toda forma de preconceito e violência contra o próximo, sendo que, nesta terça-feira, tomou conhecimento de postagens realizadas por um de nossos discentes, em sua rede social, que não condizem com os valores e políticas de nossa Instituição. Deste modo, esclarecemos que o caso será apurado para que sejam tomadas as medidas administrativas e legais cabíveis”.