Missa abre comemorações do aniversário de 189 anos de Feira de Santana
O prefeito Colbert Filho iniciou o domingo, 18, dia em que Feira de Santana completa 189 anos de emancipação política, participando de missa na Catedral Metropolitana de Santa’Ana (Igreja da Matriz), acompanhado da primeira dama Adenilda Martins. O ato litúrgico atraiu vários fiéis à Igreja Católica.
A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, que destacou a relação do início da história do município com a Igreja da Matriz, onde aconteceu a primeira sessão da Câmara de Vereadores em 1833. Ainda conforme o arcebispo, dois padres enviados de Cachoeira foram os primeiros vereadores.“É motivo de muita alegria celebrar este momento, oportunidade de agradecer a Deus por mais um aniversário da Princesa do Sertão. Espero que possamos nos comprometer com a justiça e a verdade. Somos protagonistas para a construção de um novo tempo”, afirma.
Ainda durante a missa, o prefeito Colbert Martins Filho lembrou a perda de mais de mil feirenses, vítimas da Covid-19. “Aos familiares dessas pessoas que não conseguimos evitar a morte, estamos lembrando com muito sentimento e destinando as nossas orações”.
Após encerramento da celebração com o hino de Feira de Santana, houve o hasteamento da bandeira no Paço Municipal ao som do dobrado – gênero musical derivado da marcha militar – em homenagem ao prefeito Colbert Martins Filho e em comemoração ao aniversário do município.
A percussão foi criada pela banda do 35º Batalhão de Infantaria (35 BI). Na oportunidade, o prefeito recebeu a partitura do dobrado. “A iniciativa faz homenagem à maior autoridade do município, que é o prefeito”, afirma o tenente coronel do 35 BI. O vice-prefeito Fernando de Fabinho destacou que o dia é muito especial e dedicado para se orgulhar. “Feira de Santana é a segunda maior cidade do estado da Bahia. A 35ª a nível nacional. O município cresce com muita intensidade e só temos o que comemorar”, pontuou.
Estiveram presentes os secretários municipais Sebastião Cunha (Desenvolvimento Econômico), Anaci Paim (Educação), Jairo Carneiro (Cultura), Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Social), Carlos Brito (Planejamento), Moacir Lima (Prevenção à Violência), José Marcondes (Administração), Antônio Carlos Coelho (Meio Ambiente), além dos secretários interinos de Saúde, Fernanda Botto; Administração, Jailson Rodrigues e Comunicação, Renata Maia. Os superintendentes de Trânsito, Cleudson Almeida; Operações e Manutenção, João Vianey; o presidente do Instituto de Previdência, Nau Santana; o presidente da Agência Reguladora, Carlos Alberto Moura Pinho, também compareceram, assim como os vereadores.