Foguetinhos Eleitorais 2022 (parte 3)
APROVEITADORES
A distribuição de cestas básicas em Feira de Santana na reta final do período eleitoral já foi alvo de bastante críticas em 2020, na eleição para prefeito. Dois anos depois, a prática segue acontecendo livremente sem fiscalização do Ministério Público, desta vez, por candidatos a deputado. Alguns, inclusive, que criticaram a prática em 2020 seguem usando do expediente para angariar votos de famílias vulneráveis. É o famoso faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
LULA EM FEIRA
O governador Rui Costa, sem revelar maiores detalhes, disse que o ex-presidente Lula (PT) vai desembarcar em Feira de Santana na próxima semana. Caso se confirme, será o terceiro presidenciável a visitar a “Princesa do Sertão” durante o período eleitoral. Já passou pela cidade, Simone Tebet (MDB) e, neste sábado está agendada a vinda da candidata Sofia Manzano (PCB). Em tempo, Lula esteve em Feira pela última vez em 2017.
PIADA INTERNA
Após a morte da rainha Elizabeth II, um meme invadiu os grupos de WhatsApp em Feira de Santana. É que os adversários do deputado Zé Neto, não perderam tempo e fizeram piada com o fato de Sua Majestade, aos 96 anos, ter visto 2 pandemias, 2 guerras mundiais, 21 copas do mundo, 6 Papas, 23 Olimpíadas, mas não ter visto o petista prefeito de Feira. Em tempo: a Rainha nunca nem ouviu falar em Zé Neto e, muito provavelmente, nunca soube onde fica Feira de Santana.
EXEMPLO
Ponto positivo para Jessica Senra e Vanderson Nascimento que mandaram muito bem na entrevista com ACM Neto no BMD. Mostrando imparcialidade do jornalismo da Rede Bahia, os jornalistas fizeram diversos questionamentos e ponderações fora da zona de conforto do candidato do União Brasil. Vale ressaltar que a rede de televisão é controlada pela família do ex-prefeito de Salvador.
A PACIFICADORA
A passagem de Simone Tebet pelo Feiraguay quase terminou em briga. Tudo porque o ícone do rádio feirense, Paulo José, o famoso PJ, durante a confusa coletiva da presidenciável tropeçou em um cinegrafista da TV Record, que não gostou e foi rude, mesmo após um pedido de desculpas. Querido por todos, os colegas de PJ não gostaram da reação do profissional de Salvador e uma ávida discussão se iniciou e só foi apaziguada após interversão da própria Tebet, que demonstrou habilidade de conciliadora. Fica a dica: mexeu com PJ, mexeu com todos!
PÉSSIMO ANFITRIÃO
Simone Tebet não saiu com uma boa impressão de Feira de Santana. Além de ter que separar briga, ainda teve que aturar a falta de organização do MDB feirense, leia-se Colbert. Na passagem dela pelo Feiraguay a falta das tradicionais bandeirinhas, carro de som e uma claque mínima de apoiadores foi sentida pela equipe da candidata. A recepção de Tebet, como de praxe nesse tipo de visita durante a campanha, fica por conta da liderança local. Portanto, falha do prefeito Colbert, que além da falta de organização visual, não conseguiu atrair nem 15 pessoas para caminhar junto à candidata.
NOVO COMUNISMO
Em 1947 cartazes de Viktor Ivanov diziam: “Vamos criar uma geração devota ao comunismo”. Na Bahia, no que depender do trabalho dos jovens Giovani Damico e João Coimbra, candidatos a Governador, e vice, respectivamente, pelo Partido Comunista Brasileiro, após as eleições mais baianos serão adeptos a doutrina criada Karl Marx e Friedrich Engels. Nas entrevistas dadas aos veículos de comunicação do Estado, a dupla comunista tem divulgado a ideologia com bastante carisma e desmistificando lendas urbanas que são construídas em cima dos termos “socialismo” e “comunismo”.