Defensores baianos confirmam participação na Missão Observação Eleitoral
A menos de um mês da realização do primeiro turno das Eleições 2022, marcada para o dia dois de outubro, o presidente da Associação de Defensoras e Defensores da Bahia (ADEP-Ba), Igor Santos, veio a público confirmar a participação dos defensores como observadores durante o período de campanha eleitoral. Esta confirmação veio após reunião com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-Ba), Roberto Maynard Frank, realizada nesta segunda-feira, 05, para alinhar as expectativas em relação à missão. A estratégia cria uma rede de observadores que atuarão nas zonas eleitorais do estado, antes e depois da votação.
A iniciativa será realizada em todo o país, com o apoio da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP). Mas, na Bahia, participarão deste projeto quatro defensores, que estarão em quatro municípios baianos para garantir que o pleito ocorra de forma tranquila e segura. “A participação dos defensores, que já estão cadastrados no TSE como observadores eleitorais, ressalta a confiança das instituições do país na atuação da classe, e me sinto, particularmente, honrado por fazer parte desse capítulo da história da Democracia”, destacou.
Em relação à segurança, Maynard afirmou que a ação reforça a transparência e legitimidade democrática, sendo um reforço ao combate de práticas de intolerância e desinformação. Na ocasião, os dois presidentes também debateram sobre a modernização e prestações dos serviços jurisdicionais oferecidos à população baiana e pontuaram as melhorias necessárias a curto e médio prazo.
Além da Bahia, as defensoras e defensores públicos atuarão nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.