Eleições 2022: Galeguinho diz que cultura será bandeira do mandato na Câmara dos Deputados
O Blog do Velame está realizando uma série de entrevistas com os candidatos a deputado estadual e federal com domicílio eleitoral, em Feira de Santana. Cada candidato é convidado a responder 5 perguntas, que são iguais para todos e buscam apresentar ao eleitor as ideias e propostas de cada um. O nosso quarto entrevistado é o vereador, eleito em Feira com 1783 votos, Galeguinho, do PSB, que busca um mandato na Câmara dos Deputados. Na entrevista, o candidato, apesar de ser de um partido que apoia Jerônimo ao governo do Estado, declarou estar “totalmente fechado” com ACM Neto.
Confira:
1 – Caso eleito, qual será a principal bandeira do seu mandato?
Eu defendo a cultura como a minha principal bandeira, e não poderia ser diferente. Prezo que os trabalhadores da cultura sejam mais valorizados e amparados.
É edificante ao jovem, forma de personalidade, apura os seus gostos, o faz fugir do senso comum. O adolescente culto abre pra si um leque muito grande de oportunidades.
Digo isso com total conhecimento de causa: o acesso à cultura me transformou!
Foi da música que por muitos anos tirei meu sustento e foi ela quem me fez conhecido à ponto de hoje ser vereador de minha cidade. Sou muito grato e quero que essa bandeira seja cada vez mais difundida e fortificada.
2 – Feira de Santana é sua principal base eleitoral? O que pretende fazer pelo desenvolvimento da cidade?
Por ser minha terra natal, onde fiz minha fama e onde venho tendo reconhecimento pelo bom trabalho empregado como vereador na cidade, é inegável que minha grande base eleitoral venha daqui.
Quero servir de ponte entre o governo municipal e o federal, um correspondente lá em Brasília à serviço da população feirense, amplificando a voz do meu povo e fazendo chegar mais facilmente à quem possa nos ajudar em votação de projetos que facilitem a captação de recursos para obras locais.
3 – Na sua opinião, qual principal problema da Bahia atualmente e o que o senhor pode fazer pra ajudar?
A Bahia é muito grande e tem potencial imenso de crescimento. Agropecuária, indústria, mineração e turismo. Sempre estamos em destaque na região nordeste e no país quando o assunto é economia. O problema é a população acaba não aproveitando os benefícios que essa posição deveria proporcionar.
Aumento de iluminação e vigilância pública onde não há, brigar por melhores equipamentos para nossa polícia, ampliação de pavimentação das vias e construção de redes de esgoto e revitalização de áreas que hoje não são bem aproveitadas.
Dinheiro pra isso tem, mas são necessários bons projetos para convencer aos colegas parlamentares à aprovarem em plenário.
Minha função nesse caso é angariar apoio com projetos bons, eficientes e maduros, buscando recursos agora em âmbito federal para sua aplicação.
4 – Qual é a estimativa de gastos para a sua campanha?
Olha, durante meu mandato venho doando grande parte de meu salário à instituições de apoio social, e eu sei que para eles esse dinheiro fez muita diferença. Dei isso como exemplo pois é fato que esse dinheiro para Fundo Eleitoral poderia ser melhor empregado se destinado à outras coisas.
Claro que é investimento necessário para alguém que queira ser político: se fazer conhecido, fazer suas propostas de candidatura serem vistas. Porém, acho que uma campanha, pra ser vencedora, não precisa custar muito. Sobretudo hoje com nosso eleitores bem engajados nas redes sociais.
Faremos o possível para que boa parte desse investimento venha de doação de colaboradores, pessoas que acreditam e apoiam nosso trabalho, preservando ao máximo a verba do Fundo Eleitoral. O eleitor pode ficar tranquilo que a transparência que sempre houve, desde minha candidatura à vereador de Feira, sempre se manterá.
5 – Quem o senhor apoia para Governador e para Presidente?
Para governador, fechado totalmente com ACM Neto! Um excelente gestor! Nasceu e foi criado em ambiente político, sabe como se comunicar com o povo e não o deixa desamparado, leva suas pautas às altas cúpulas da política e as traduz de forma clara, por isso é, e deve ser, muito respeitado de todos os lados. O admiro muito!
Para presidente, o Lula! Não tem como eu não apoiar alguém que ao fim de sua gestão fez o mundo discutir a entrada do Brasil ao G8, fomos a 6ª maior economia do mundo. Não posso ser contrário à alguém que tão bem amparou e cuidou de nossa cultura, minha principal bandeira, com diversos incentivos e projetos. Meu voto e apoio são integralmente dele.