Vacinação contra a gripe começa e Colbert destaca a importância para idosos
No primeiro dia de vacinação contra a gripe, nesta segunda-feira, 12, o prefeito Colbert Filho enfatizou, em coletiva, a importância de idosos participarem do cronograma de imunização por conta do risco de pessoas nesta faixa etária serem mais vulneráveis às complicações da doença, a exemplo de uma pneumonia. Além de idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde fazem parte desta primeira etapa. O prefeito explicou que a vacinação começa em unidades de saúde distintas a fim de organizar e imunizar ao máximo a comunidade. Aqueles que se enquadram no público alvo da vacinação contra a influenza devem receber a dose exclusivamente nas Unidades de Saúde da Família (USF). Já os que desejam receber a dose contra a Covid, somente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nos distritos a dinâmica será de outra forma. Terão dias específicos para cada vacinação – segunda, quarta e sexta a aplicação será exclusiva contra a influenza. Terça e quinta vacinação somente contra a Covid-19. Vale ressaltar que o agendamento da vacinação contra a Covid-19 somente é, de acordo com a data de nascimento. Quem nasceu entre 1º de janeiro a 30 de junho devem fazer o agendamento pela manhã. Os nascidos de 1º de julho a 31 de dezembro, no turno da tarde
Covid
Outro ponto destacado pelo prefeito foi a respeito do crescimento do índice de jovens contaminados pela Covid-19. Existe uma sugestão de não apenas uma mudança do perfil dos doentes que necessitam de UTI, mas o agravamento do quadro geral dos pacientes em relação a meses anteriores.
“Quero alertar que os dezoito leitos de UTI do Hospital de Campanha estão ocupados e o leitos clínicos [36 leitos] também. Por isso, a vacinação contra a gripe é fundamental para reforçarmos a saúde da população, sem esquecer dos cuidados e proteção à doença, como uso de máscaras, higienização das mãos e isolamento social”.