‘Dados Abertos de Feira’ rebate prefeito Colbert; “Discurso não condiz com a realidade”
João Guilherme Dias
e-mail: [email protected]
No início da noite desta quarta-feira (22), o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, divulgou um vídeo em suas redes sociais tratando sobre transparência nas informações relacionadas a verba recebida do ministério da Saúde para o enfrentamento da pandemia. Ele afirmou que os dados referentes ao emprego da verba encontram-se disponíveis no portal da transparência. No vídeo ele diz, “estamos no mesmo nível de transparência que todos no Brasil devem fazê-lo”.
Contudo, o projeto Dados Abertos de Feira, por meio do seu perfil no Twitter rebateu as declarações do prefeito. Segundo o grupo que incentiva e cobra transparência do Município, “o discurso não condiz com a realidade”. O projeto argumenta que há um pedido de informação feito à Prefeitura que está há mais de 100 dias sem resposta.
Uma outra frase que chama a atenção é "não tem o que esconder". Basta entrar AGORA na página de contratos da prefeitura e ver que a página não é atualizada desde Abril. Antes disso, não era atualizada desde 2017! https://t.co/DRgXaKZgAZ pic.twitter.com/xEsMYY66IS
— Dados Abertos de Feira (@DadosDeFeira) July 22, 2020
O projeto pontua que mesmo após mais de quatro meses do primeiro caso confirmado do novo coronavírus na cidade, não é possível ter acesso aos casos em formato aberto. O Dados Abertos de Feira ressaltou ainda que um levantamento divulgado recentemente pela Open Knowledge Brasil, o Município atingiu um nível opaco em transparência – a categoria mais baixa do levantamento.
Veja o vídeo que foi publicado nas redes sociais do prefeito Colbert Filho:
https://www.instagram.com/p/CC9QHt-BnnN/?igshid=19nigjvv9qadi