Golpistas se passam por funcionários da Sedur para obter dados de empresas em Feira
Uma nova modalidade de golpe tem sido realizada pro criminosos em Feira de Santana. Os golpistas se passam pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para apontar, por meio de um documento falso, possíveis irregularidades no Alvará de Funcionamento de empresas.
O contato é feito por e-mail, assinado por “José Carlos”, que se identifica como gestor de um setor na Sedur. O secretário José Braga Neto esclareceu que a Sedur não realiza esse tipo de contato e orienta que quem receber esse tipo de mensagem não deve responder.
“Acredito que eles buscam informações sobre os dados das empresas contatadas, que poderão ser criminosamente usadas no futuro”, alertou. O titular da pasta também confirmou que José Carlos não é servidor do município.
Segundo Raquel Reis, chefe do Setor de Alvará e Funcionamento, as primeiras denúncias sobre o problema foram apresentadas na secretaria no final do ano passado.
Neste mês, a demanda diária é de aproximadamente quatro pessoas que procuram a Sedur em busca de informações, sendo orientadas a não responder aos questionamentos.
Os golpistas conseguem o contato telefônico de representantes legais das empresas e apresentam uma lista “com os problemas existentes”, informando o prazo para regularização e alertando que o não atendimento poderá resultar em sanções, incluindo o fechamento temporário do estabelecimento. Além disso, afirmam que a fiscalização foi baseada em denúncia anônima. Nada disso é verdadeiro.