Dois novos vereadores assumem vaga na Câmara de Feira, após Justiça Eleitoral realizar recontagem dos votos de 2020
No fim da atual legislatura, a Câmara Municipal de Feira de Santana contará com dois novos nomes, após o reprocessamento de votos realizado pela Justiça Eleitoral, referente ao pleito de 2020.
Conforme resultado divulgado nesta quinta-feira (24), assumem as cadeiras Helio Barreto, que havia concorrido pelo PROS, e obteve 2.511 votos, e Carlinhos Cabeção, que saiu pelo PSC, com 1.325 votos.
A recontagem dos votos se deu após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar os mandatos dos vereadores Fernando Torres (PSD) e Correia Zezito (PL), uma vez que foram anulados os votos recebidos pelo PSD e o antigo Patriota, legenda pelas quais ambos foram eleitos, por fraude na cota de gênero partidária.
Com a alteração na relação de eleitos, uma nova diplomação será realizada, sem data ainda informada. A Casa da Cidadania já havia sido notificada sobre a cassação, e aguardava a conclusão do processo, bem como as orientações do TSE para dar posse aos novos parlamentares.
O atraso no julgamento do mérito em questão gerou críticas ao judiciário, uma vez que os novos vereadores serão empossados apenas a menos de três meses do fim do mandato. A ação foi movida por Helio Barreto, através do advogado eleitoral Targino Neto.