Feira de Santana /
19 de agosto de 2024 - 10h 13m
Unidades do Sesc em Salvador e Feira de Santana recebem apresentações do Palco Giratório
Um dos maiores projetos de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas do país, a 26ª edição do Palco Giratório chega à Bahia com espetáculos de teatro, dança e circo de diversos estados brasileiros. O espetáculo “Herança” fará apresentação única no Teatro Sesc Casa do Comércio, dia 21/08. Já a peça “Mundos” vai estrear no palco do Teatro Sesc Casa do Comércio e do Centro Cultural Sesc Feira de Santana, dias 28 e 31/08, respectivamente. A programação do circuito também conta com o “Pensamento Giratório”, formado por debates com o objetivo de construir um local seguro e sincero de compartilhamento entre artistas, coletivos e público.
“O Palco Giratório é um projeto que possibilita a circulação e o intercâmbio de trabalhos das artes cênicas de todas as regiões do país. Traz uma diversidade significante de linguagens, formatos e temáticas, oportunizando tanto aos artistas que circulam como aos públicos que assistem aos espetáculos, o conhecimento e o acesso à produção artístico-cultural brasileira contemporânea”, afirma Patrícia Figueiredo, Analista de Cultura do Sesc.
Pela primeira vez na Bahia, “Herança” explora a busca e o resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra. O espetáculo cênico-musical da Cia. Burlantins, que vem de Minas Gerais, é uma comemoração aos 50 anos de carreira do ícone da cultura afro-mineira, o renomado e premiado multiartista Maurício Tizumba.
O espetáculo “Mundos”, também mineiro, apresenta 7 atmosferas distintas criadas a partir de cenas visuais e brincantes com grandes objetos. Acompanhados por banda ao vivo, os atores apresentam uma viagem musical pelo mapa mundi guiada por canções da infância dos cinco continentes.
Nos meses de outubro e novembro serão realizadas mais apresentações em Salvador, no Teatro Sesc Casa do Comércio e Teatro Sesc-Senac Pelourinho, em Feira de Santana, na Unidade Feira Centro, e na Unidade Sesc Alagoinhas.
Sobre o Palco Giratório
Reconhecido no cenário cultural como um dos maiores projetos de circulação de artes cênicas no país, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros desde 1998. Além de apresentações para todas as faixas etárias, uma vasta programação de oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras é realizada com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados, promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o país e gerando emprego para os inúmeros trabalhadores que atuam no circuito. Nas 26 edições do projeto, já participaram 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.