Bailarinas de projeto social feirense foram selecionadas para cursos no renomado Teatro Bolshoi; saiba como ajudar
Doze bailarinas de um projeto social de Feira de Santana foram classificadas para fazer cursos na única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia. Contudo, as feirenses precisam do apoio financeiro da comunidade para custear as despesas da viagem para Joinville (SC), que ocorrerá no final deste mês.
As jovens fazem parte do Instituto Social Cleide Borges, fundado há quase 19 anos na Princesa do Sertão. Durante a visita do presidente Lula na última segunda-feira (1), a fundadora, Cleide, teve a oportunidade de mostrar a iniciativa para o chefe do Executivo Federal.
“A dança salva vidas. Eu já tive aluno que me entregou droga, já vi alunas minhas que estão indo para fora do Brasil, como Melissa Kelly para Amsterdã, que mudará a vida da família. Como Helena Bispo que vai para Orlando e pude ver as lágrimas da mãe dela. Seria mais uma criança na estatística da pobreza, sem expectativa de um futuro”, relatou Cleide ao Blog.
No começo do projeto social, os custos da atividade eram facilmente quitados, pois a educadora trabalhava em outras frentes. Mas, a pandemia foi cruel: uma sede alugada precisou ser fechada e a renda drasticamente reduzida.
Foi então que o projeto precisou mudar de lugar: a casa dos pais de Cleide, no bairro Caseb. “Tomou uma proporção maior. E sem ajuda governamental”, contou.
O BOLSHOI
Só no ano passado, as bailarinas se apresentaram e alcançaram ótimos resultados em Camaçari, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza.
“Elas conseguiram vários cursos na Bolshoi, que é a coisa mais difícil de se conquistar e elas conquistaram. É um orgulho! Minhas bailarinas estão indo fazer curso na maior companhia de ballet na filial do Brasil”, explicou Cleide.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil funciona desde 15 de março de 2000, na cidade catarinense de Joinville. No local, é proporcionada a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares.
COMO AJUDAR?
Uma vaquinha online foi criada por Cleide para custear a ida das bailarinas ao Bolshoi. O link está disponível no perfil @stcleidesantos. Uma outra opção é apoiar pelo pix, a chave é 03996134550.