Governo do Estado inicia utilização de câmeras nas fardas dos policiais militares
A partir desta terça-feira (7), as câmeras corporais operacionais começam a ser implantadas nas fardas dos agentes das Forças de Segurança da Bahia, conforme divulgado pela SSP.
Nesta primeira etapa, 448 câmeras serão utilizadas por agentes da Polícia Militar. O objetivo, segundo o secretário Marcelo Werner, é garantir mais transparência e segurança, tanto para os policiais quanto para a população baiana.
Atualmente, o estado conta com 1.300 câmeras, sendo 200 cedidas pelo Ministério da Justiça e 1.100 locadas pelo governo estadual. A implementação das câmeras será gradativa e, nas outras fases, vai contemplar também as Polícias Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar.
O uso das chamadas bodycams busca qualificar as investigações criminais e fortalecer o chamado “lastro probatório”. Os registros capturados pelas câmeras corporais também são ferramentas importantes para o treinamento de novos agentes e o aprimoramento contínuo dos profissionais de todas as forças de segurança.
O regulamento de gestão dos registros gerados pelas câmeras estabelece as situações e propósitos para os quais as imagens podem ser disponibilizadas e compartilhadas. Neste ponto, o documento esclarece que o acesso aos registros será autorizado por ordem judicial, ou por requisição fundamentada à Secretaria de Segurança Pública.