13 mil reais por mês: alunos do curso de Medicina da UNEX fazem novo protesto diante de ‘aumento abusivo’
O aumento da mensalidade do curso de Medicina tem trazido angústia e incertezas para muitos estudantes da UNEX, antiga UniFTC, aqui em Feira de Santana. A categoria segue em protesto contra a decisão da instituição privada.
Após um ato virtual, desta vez os alunos resolveram ir para as ruas. E nem mesmo a chuva, na manhã desta segunda-feira (15), impediu o movimento. Com cartazes e palavras de ordem, os acadêmicos buscaram sensibilizar a faculdade.
Alguns deles, ouvidos pelo Blog do Velame, relataram a preocupação, inclusive, de ter que desistir do sonho e abandonar o curso de Medicina, já que os altos valores não contemplam a realidade financeira de boa parte dos estudantes.
Um dos pontos contestados é a disparidade entre o preço praticado em Itabuna em comparação à Feira de Santana. Na primeira, o valor seria de R$ 8600, enquanto na Princesa do Sertão precisarão desembolsar mensalmente R$ 13.045.
Não para por aí. Os alunos denunciam ainda a falta de professores, as condições de campus precárias, as escassez de aulas práticas e teóricas, a ausência de hospital-escola e clínica, além de salas de tutoria insuficientes para a quantidade de alunos e superlotação das instalações da faculdade.
Em último comunicado, a diretoria da UNEX alega que o índice aplicado de, aproximadamente 7%, está abaixo da inflação acumulada nos últimos dois anos, que foi de cerca de 10,4%.