Vereador diz que extração ilegal de areia no bairro Santo Antônio dos Prazeres expõe casas a risco de desabamento
Um areal clandestino, próximo à avenida Sérgio Carneiro, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana, coloca as casas da região sob risco de desabamento. A denúncia é do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que chama atenção dos órgãos fiscalizadores para os riscos da atividade ilegal: “O que o Poder Público está esperando para agir? Alguém vai ter que morrer para que tomem uma providência?”.
Areal é como se chama, popularmente, o local explorado pela extração de areia, geralmente utilizada na construção civil. A clandestinidade é caracterizada pela ausência de autorização ou licença concedida através dos órgãos responsáveis, especialmente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Segundo o parlamentar, ao visitar o local, ele verificou que o campo de futebol utilizado pela comunidade está cercado pela extração irregular. Sem sustentamento no solo, muros de construções próximas “já caíram ou estão prestes a cair”. Mesmo com o temor dos moradores, ele afirma que a atividade continua, sem qualquer placa identificando a autorização para a extração da areia. “A comunidade está sendo afetada e nada foi feito por quem tem o poder de parar este absurdo”, queixa-se Jhonatas Monteiro.