Diretora da APLB Feira confirma pré-candidatura à vereadora: ‘Precisamos ter representações’
Atuando na militância partidária desde a adolescência, Marlede Oliveira herdou do pai a bandeira comunista, a qual busca defender até hoje, no auge dos seus 68 anos. Sua trajetória perpassa diretamente pelo movimento sindical, sempre na luta pela pauta da educação.
É com esse repertório que a presidente da APLB Feira busca alcançar uma cadeira na Casa da Cidadania. Ao Blog do Velame, Marlede confirmou, com exclusividade, que é pré-candidata a vereadora pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
“É verdade (a pré-candidatura). Sou do Partido Comunista, filiada há uns 49 anos. Sou do movimento sindical, já fui candidata no passado, em 2000, e entendo que a nossa categoria precisa de representação dentro da Câmara. O parlamento exige a representação de vários setores da nossa cidade, quanto mais a nossa luta pela educação. O nosso sindicato é muito representativo e atuante”, disse.
Embora esteja desde 2015 na direção da regional, sua atividade sindicalista teve início da década de 80, ajudando a fomentar a organização em diversos municípios da região. Ao ser questionada sobre a imparcialidade da categoria, diante da sua alçada, a professora recordou que é legítimo o fato do sindicato ter também uma linha ideológica.
“Sou do movimento sindical desde 1982, desde a base. Já fui da regional da APLB, criei o sindicato na região toda, e estou desde 2015. A direção antiga tinha um slogan de sindicalismo sem partidarismo, o que não concordamos, porque todo mundo tem partido. Eu sou comunista. Meu pai era comunista e herdei essa luta. Todos me conhecem, sempre levantando a bandeira do comunismo, de uma sociedade igualitária”, justificou.
Na última semana, a sigla realizou a sua conferência municipal, e a expectativa é de que outras candidaturas se somem na empreitada, com militantes da saúde, da educação e de outros segmentos da cidade. “Precisamos ter representações. Somos de um partido da classe trabalhadora, do proletariado, da classe operária”, concluiu ao Blog.