Gestores da Uefs e estudantes grevistas se reúnem para discutir mobilização
No final da tarde da última sexta-feira (27), a reitora Amali Mussi, a vice-reitora Eva Carvalho e o grupo gestor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) se reuniram com estudantes do movimento grevista que, desde o último dia 06, decretaram a mobilização.
Após as reitoras apresentarem os esforços da gestão para avançar nas negociações, também foi necessário reiterar e dar novas explicações sobre as impossibilidades legais e materiais de cumprirem algumas exigências feitas pelo movimento.
Os estudantes demandaram um pronunciamento institucional, em formato de nota, assinado pela reitoria, confirmando que as pautas estudantis da universidade devem ser votadas pelos estudantes que compõem a própria universidade, a despeito de informações que estudantes de outras instituições supostamente teriam comparecido à Universidade no dia 25 de outubro. Diante do pedido, a reitora Amali Mussi afirmou que, em nenhum encontro, pronunciamento ou comunicação pública suscitou ou fomentou ideia em sentido contrário e que, por este motivo, não via problema em fazer o referido comunicado.
A gestão solicitou que o movimento estudantil encaminhe formalmente para a reitoria todas as comunicações enviadas para os órgãos do Estado os quais mantiveram contato, para que a gestão dê continuidade às solicitações que já vêm sendo feitas por parte desta.
Como próximos passos, à gestão caberá informar sobre a busca de novas possibilidades e tentativas de soluções junto aos setores e órgãos envolvidos nos trâmites de segurança e legalidade que compõe o sistema de pagamento das bolsas.
Por fim, ficou acordado a criação de uma mesa permanente de negociações, com uma reunião nesta segunda (30) às 14h30 quando será elaborado um cronograma para continuidade do trabalho.