Gás de cozinha sofre quinto aumento apenas este ano; Acelen alega ‘critérios de mercado’
O consumidor feirense já pode preparar o bolso. O gás de cozinha sofreu um quinto aumento apenas este ano no estado da Bahia. A Acelen, empresa que gerencia a Refinaria Mataripe, informa que o reajuste será de 3,5% para as distribuidoras.
Com o aumento do preço nas distribuidoras, por sequência o valor também é repassado aos consumidores, que precisarão desembolsar um pouco mais para adquirir o item essencial.
O Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia (Sindrevgas), prevê que o botijão de 13 kg custará, em média, R$ 2 a mais. Este é o quinto aumento do ano, de acordo com a categoria.
Através de nota, a Acelen informou que os valores obedecem critérios de mercado, tendo em conta variáveis como custo do petróleo, adquirido a preços internacionais, a cotação do dólar e o frete, oscilando para cima ou para baixo.
“Em muitas distribuidoras já houve o repasse, mas nós vamos aumentar apenas na segunda-feira. Muitos clientes estão se antecipando diante desse aumento. Quem pode já está garantindo como reserva”, informou ao Blog do Velame o proprietário da revendedora FAB Gás, no bairro Queimadinha.