Projeto Cinema de Corda realiza sessão gratuita com filmes sobre Feira de Santana
O Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira – MAC recebe neste sábado, 09/09, às 13h30, a primeira mostra do cineclube Cinema de Corda. Intitulada “Feira nas Telas”, a atividade propõe uma discussão sobre os diferentes aspectos que compõem o mosaico social, cultural e artístico de Feira de Santana. A entrada é gratuita e aberta ao público e conta com os curtas-metragem Ruas da Discórdia (2020) e Os Guardiões da Lagoa (2020); e o episódio Centro-Fluxo da série Contornos (2019) na programação.
A sessão acompanha a temática da Mostra Regional “Feira dos Meus Olhos D’Água” que segue em exposição no MAC até o dia 05 de Outubro de 2023 comemorando os 190 anos de Feira de Santana. O evento tem a presença confirmada de Sandra Cristina Queiroz, diretora de Os Guardiões da Lagoa; Daniel Sal, diretor da série Contornos e Gean Almeida, diretor de Ruas da Discórdia.
Cinema de Corda é um projeto de cineclube em Feira de Santana que visa democratizar o acesso ao cinema nacional e internacional, possibilitando a difusão de obras que não costumam chegar aos circuitos comerciais, bem como promover discussões que contemplem o cinema e a sociedade em toda sua diversidade. O nome do projeto é uma alusão ao feijão de corda, comida típica do sertão baiano. Assim, cinema e feijão se aproximam metaforicamente como meio de subsistência, nutrição e sustento.
O cineclube tem como objetivo a constituição de um circuito alternativo de cinema, exibindo filmes com estéticas/temáticas pouco abordadas pelos meios comerciais e criar grupos de discussão para esses filmes. O enfoque principal é a formação cultural e crítica dos participantes, levando em conta os aspectos artísticos e sociais das obras cinematográficas.
A partir desse mês de Setembro até Dezembro de 2023 o cineclube Cinema de Corda terá atividade uma vez por mês no MAC, com Mostras de Audiovisual acompanhando a temática das exposições do museu. Os encontros acontecerão sempre no segundo sábado do mês, às 13h30.
SINOPSE DAS OBRAS
RUAS DA DISCÓRDIA (2020) – A obra, mergulha em dois cenários icônicos de investigação urbana: Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia e Salvador, primeira capital do Brasil, com a proposta de refletir acerca da representação dos nomes de rua e das personalidades “escolhidas” para identificar os espaços urbanos. O curta documental desdobra seus impactos para a história sócio política brasileira e também os seus reflexos na atualidade.
CENTRO-FLUXO | Ep #03 | Série: Contornos (2019) – O terceiro dos dispositivos surge de um trabalho de investigação e experimentação criativa sobre o centro da cidade de Feira de Santana, fluxo pulsante, Feira nas canelas, Bahia. Síntese e raiz, encruzilhada-mor, becos, ruas, lagoas e céu. Feirensidade, estado de alegre-correria.
OS GUARDIÕES DA LAGOA (2018) – O documentário apresenta parte das vivências e das memórias da comunidade quilombola de Lagoa Grande, situada em Feira de Santana. Foram parceiros, nesta produção, O Life (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores), o Pibid Uefs (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e a TV Olhos D’Água (TV Universitária da Uefs).
Informações? Acesse a página: https://www.instagram.