Prefeitura de Feira apresenta site para emissão da carteira de identificação para autistas
A Prefeitura de Feira de Santana apresentou o site de emissão online da carteira de identificação para pessoas autistas às representantes da Associação de Mães e Pais de Autistas do município (AMPA/FSA). O encontro ocorreu nesta terça-feira (5) com participação das secretárias de Comunicação, Renata Maia, e de Saúde, Cristiane Campos, no HubFeira.
O diálogo com estes representantes vem ocorrendo mensalmente através da Secretaria de Saúde, colhendo sugestões e ouvindo as necessidades. Durante o encontro, Cristiane Campos reforçou que a carteira emitida pelo site gera segurança para as famílias e as informações são armazenadas em um banco de dados. “Além de evitar possíveis falsificações, a medida gera uma base de dados que podem direcionar políticas públicas assertivas a essa população“, explica.
A apresentação da página foi feita pela secretária de Comunicação, Renata Maia. A gestora explicou que a proposta do site é simplificar a vida das mães atípicas, e, até o lançamento oficial previsto para o dia 15 de setembro, as mães podem mandar observações para aprimoramento da página. “Sabemos que as mães enfrentam uma rotina corrida, e por isso a nossa prioridade foi criar um preenchimento intuitivo no site para que ele seja fácil de usar”, explicou Renata Maia.
Os dados serão preenchidos em um formulário no site da Prefeitura. Em seguida, passará por aprovação. A carteira será emitida em formato PDF com QR Code – o qual os pais poderão imprimir e apresentar em qualquer local, assegurando, desta forma, o direito dos seus filhos.
A assistente social da Secretaria de Saúde, Ediliana Ramos, considera que o documento irá facilitar o atendimento nas unidades de saúde. “A carteira terá diversas informações, a exemplo do tipo sanguíneo, alergias, medicamentos, tratamento que a pessoa faz e o grau do transtorno“, explica.
A emissão online das carteira de identificação para pessoas autistas foi aprovada pela presidente da AMPA/ FSA, Natália Santos. A descrição das alergias e medicações foi um dos pontos que mais gostou. “Amamos a apresentação. Achamos que o site ficou bem simplificado e acessível às famílias que sentem dificuldades com questões tecnológicas. Ao meu ver, ficou prático, simples e bonito”, celebrou.