Vereador de Feira de Santana realizará expedição ao Rio Jacuípe para alertar sobre poluição
Conscientizar autoridades municipais e estaduais, lideranças políticas e profissionais de comunicação sobre a “grave poluição” que acomete o Jacuípe. Esta é a finalidade de uma expedição ao rio, prevista para o próximo dia 18, iniciativa do vereador Jurandy Carvalho (PL).
“Vamos mostrar a urgente necessidade de despoluir as águas que abastecem mais de sete milhões de baianos”. Segundo ele, toneladas de lixo despejados no Jacuípe todo dia, através dos vários riachos locais, são uma ameaça 0aos pescadores e também a consumidores, de peixes e da própria água.
“Precisamos cuidar não apenas do rio, como do ecossistema como um todo, mas do lugar em que vivemos”, sugeriu.
Em pronunciamento na Tribuna Maria Quitéria, Jurandy conclamou aos feirenses e baianos a “acordar e entender” a importância de preservar o Jacuípe. Destacou a importância do Lago de Pedra do Carvalho, construído em 1983 para abastecimento humano das populações de vários municípios da Bahia. Ele acredita que o alto nível de poluição é a causa do desaparecimento de muitas espécies de peixes do Rio Jacuípe.
A visita também tem o propósito de, ao mesmo tempo, mostrar as belezas deste manancial, observa o vereador, que defende a utilização do Lago Pedra do Cavalo e trechos das margens do rio em áreas de turismo e lazer. A expedição servirá “para mostrar não só a poluição, mas as belezas e os encantos do próprio rio e seus arredores “, conforme justificou, citando a Fazenda Mergulho e a Igreja de Santa Luzia, construída há exatos 367 anos.
O vereador Marcos Lima (UB) sugeriu também o envolvimento de autoridades federais nessa proposta em defesa da ecologia e do turismo no Rio Jacuípe.