Com mais de 700 neurocirurgias em apenas um ano, Clériston Andrade se torna referência nacional
Maior unidade do interior do estado, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, tem se destacado no cenário nacional pela expansão das cirurgias neurológicas, impulsionada pelo avanço tecnológico e aquisição de equipamentos de ponta.
Contando com equipamentos de última geração, o HGCA possui recursos como o Microscópio com Angiografia Intraoperatória, Neuroendoscópio, Aspirador Ultrassônico, Afastador Cerebral Leyla, Suporte de Crânio Mayfield, Craniótomos High Performance e Neuronavegador. Essa infraestrutura tecnológica coloca o hospital na vanguarda da neurocirurgia no país.
Apenas nos últimos 12 meses, o HGCA realizou 310 neurocirurgias eletivas e 439 de urgência, demonstrando uma demanda crescente por serviços especializados na região. O aumento expressivo no número de pacientes operados nos últimos anos é notável.
Comparando-se os períodos de maio a dezembro de 2020, 2021 e 2022, foram realizadas 201, 294 e 486 neurocirurgias, respectivamente. O crescimento foi ainda mais notável no primeiro semestre de 2023, com um aumento médio de 170% em relação aos anos anteriores.
Além do aumento na quantidade de cirurgias e atendimentos, o HGCA inovou ao dividir os Ambulatórios de Neurocirurgia por subespecialidades, como Coluna, Dor, Base de Crânio e Neuro-Oncologia. “Isso permite uma abordagem mais específica e direcionada ao tratamento das diferentes condições neurológicas, garantindo maior eficácia no cuidado aos pacientes”, explica Dr. Márcio Brandão.