Após 30 anos de espera, moradores do bairro Murilo Leite recebem título de regularização fundiária de suas casas
A espera de 213 moradores do Murilo Leite pelo título de regularização fundiária acabou. Na manhã dessa quinta-feira (27), a Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos fez a entrega do documento, através da Secretaria de Planejamento e Administração, que vai beneficiar centenas de famílias. Essa foi a primeira etapa de entrega dos títulos, mas ainda faltam outros moradores que irão receber o documento que serve como a escritura dos imóveis.
Cecília Galdina, que foi beneficiada nessa etapa, mora há 20 anos no Murilo Leite e diz que está muito contente. “Há muito tempo que eu e os meus vizinhos esperávamos por esse momento. Já vi muitas pessoas tentarem vender seus imóveis, mas não conseguiam porque teriam que ser financiados pela Caixa Econômica, devido à falta desse documento não podiam fazer nada, pois era como se a propriedade não fosse nossa”, disse.
O processo de regularização fundiária urbana é uma iniciativa do poder público municipal, que visa garantir o direito à moradia digna. No caso do bairro Murilo Leite, a regularização era uma demanda antiga da comunidade, que lutava há mais de 30 anos por esse reconhecimento.
O Prefeito Tarcísio Pedreira destacou a importância da regularização fundiária e não escondeu a felicidade em poder realizar esse ato tão importante. “Eu estou muito feliz, pois as pessoas que apostaram e acreditaram, que fazem o Murilo Leite acontecer diariamente aguardaram por três décadas para que esse sonho pudesse ser realizado. Garantir o documento que prova que o proprietário é verdadeiramente o dono, é simplesmente dar a ele condições de poder financiar, vender ou mesmo acrescentar valor ao imóvel. É um momento histórico e de grande felicidade poder fazer isso na véspera do 28 de julho, aniversário da cidade”, afirmou.
Com a conclusão da primeira etapa, o Prefeito se comprometeu a dar continuidade com a segunda etapa do processo, beneficiando outras famílias do local. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, como o vice-prefeito Rafael Mendes, os vereadores Escurinho e Grilo, a secretária de Planejamento e Administração, Aline Pascoal, o representante do poder judiciário Adenilton Valadares.