Câmara de Feira inclui cinco novas datas no Calendário Oficial de Eventos do Município
Dois projetos que criam datas municipais e três propostas que incluem festas populares ao Calendário Oficial de Eventos de Feira de Santana foram aprovados pela Câmara Municipal, no encerramento das sessões ordinárias deste primeiro semestre. Agora, todos aguardam a sanção do Poder Executivo para se tornarem lei. A Cavalgada Feminina do Distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) é um dos festejos que agora fará parte deste calendário, pelo Projeto de Lei é o 78/2023, de iniciativa do vereador Jurandy Carvalho (PL).
A Cavalgada da Lua, realizada no mês de março, em Tiquaruçu, em data que varia conforme a lua cheia, também será adicionada ao Calendário Oficial. A inclusão do festejo está prevista no Projeto de nº Lei 72/2023, proposto pela presidente do Legislativo feirense, vereadora Eremita Mota (PSDB). Outra festa popular que integrará o instrumento, através do Projeto de Lei nº 58/2023, do vereador Paulão do Caldeirão (PSC), é a Lavagem de Jaguara.
Como previsto no Projeto de Lei nº 43/2023, do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), Feira de Santana terá o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio. Previsto para acontecer anualmente em 25 de novembro, o evento deve contar com campanhas, debates, seminários, palestras e outras atividades relacionadas à prevenção da violência contra à mulher, especialmente o feminicídio.
Em 6 de abril, o Calendário Oficial deverá prevê o Dia Municipal do Esporte. A data foi criada pelo Projeto de Lei nº 55/2023, de autoria do vereador Luiz da Feira (Avante). Neste dia, deverão ser ofertadas à população feirense atividades esportivas inclusivas às pessoas com deficiência. O objetivo é fortalecer o potencial desta prática saudável como instrumento de educação, disciplina e união.
O Calendário Oficial de Festas Populares ou Eventos do Município reúne os acontecimentos, eventos culturais, artísticos, esportivos, de lazer e datas comemorativas existentes em Feira de Santana. Além de organizar a programação da cidade, este instrumento também facilita que a Prefeitura conceda recursos e apoie a realização desses eventos.