Bahia abre as portas para a primeira fábrica de veículos elétricos da BYD nas Américas; 5 mil empregos serão gerados
A Bahia foi o endereço escolhido para sediar a primeira planta industrial nas Américas da greentech BYD – “Build Your Dreams” – para a produção de carros elétricos.
O anúncio foi oficializado pelo governador Jerônimo Rodrigues, na manhã desta terça-feira (4), em evento no Farol da Barra. Esteve presente a CEO para as Américas e vice-presidente executiva global da companhia, Stella Li.
A BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo e vai investir R$ 3 bilhões para instalar três fábricas na Bahia, gerando mais de 5.000 empregos diretos e indiretos. As unidades irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfato. A expectativa é iniciar a produção no segundo semestre de 2024.
As tratativas para a chegada da montadora na Bahia foram iniciadas em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a BYD e o Governo do Estado. Em abril deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues também visitou as unidades industriais da BYD nas cidades de Hangzhou e Shenzhen, na China.
“A BYD é uma empresa não só de veículos, é uma empresa de tecnologia, de inovação. E a Bahia está fazendo parte de um novo marco na produção de veículos, de máquinas, de ônibus. Nós estamos muito alegres, e a partir de agora, vamos trabalhar diuturnamente para que BYD possa ter apoio ainda maior do Governo do Estado”, avaliou Jerônimo Rodrigues (PT).