Hemoba lança campanha para incentivar a doação de sangue, diante de estoque crítico
O estoque do banco de sangue do Hemoba está em nível crítico. Diante do cenário preocupante, a Fundação lançou a campanha “Doe sangue e abasteça a esperança de quem precisa”, que visa estimular a doação voluntária.
A transfusão de sangue ou de plaquetas atende diversas ocorrências médicas, como: tratamento de traumas, acidentes de trânsito, lesões graves, hemodiálise, câncer ou outras doenças e em vários tipos de cirurgias oncológicas, neurológicas, cardíacas e transplantes.
Pode doar todo aquele que esteja: bem alimentado e em boas condições de saúde, sem sintomas virais; pesar mais de 50 quilos; ter dormido pelo menos 6h; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h; não fumar por, pelo menos, duas horas; e ter entre 16 e 69 anos incompletos.
Os homens podem doar sangue até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
“Temos investido no fortalecimento da Hemorrede pública estadual com a inauguração de novas unidades e ampliação da capacidade instalada nas novas unidades de Feira de Santana e Alagoinhas, mas infelizmente ainda não atingimos o aumento previsto no número de coletas.”, afirma Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba.