Apenas 36% das doses da vacina bivalente foram aplicadas em Feira de Santana
Mesmo diante do aumento considerável nos casos positivos de Covid-19, em Feira de Santana, no último mês, a procura pela vacina bivalente ainda está sendo baixa no município, segundo a Secretaria de Saúde.
Na Princesa do Sertão, pouco mais de 10 mil pessoas foram imunizadas com a vacina bivalente. Embora esse número possa parecer alto, ele representa apenas 36% das doses recebidas pela cidade.
O imunizante protege contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2: a cepa original e a variante ômicron, que tem sido predominante no mundo desde o ano passado. A vacina é aplicada em uma única dose.
As primeiras doses chegaram em Feira em 27 de fevereiro, mas para um público mais restrito. Em nota técnica, na sexta-feira (31), o Ministério de Saúde estendeu a vacinação para pessoas com comorbidades. A lista de comorbidades inclui, por exemplo: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, obesidade mórbida e arritmias cardíacas.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica convocou a população a completar o esquema vacinal: “As pessoas que estão com o esquema vacinal com duas doses podem já fazer a vacina bivalente, desde que esta segunda dose tenha sido feita há quatro meses. Os grupos prioritários já podem procurar”, disse.