Foliões de Feira de Santana contarão com Plantão Integrado de Direitos Humanos na Micareta
A SJDH foi representada pela Superintendência de Apoio aos Direitos Humanos (SUDH), através das coordenações de Promoção da Cidadania aos Direitos Humanos, de Proteção à Criança e ao Adolescente (CPCA) e de Articulação Política da Pessoa Idosa (Capi), além da Superintendência de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef).
Coordenado pela SJDH, através do Comitê de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente em Festas Populares, o Plantão Integrado dos Direitos Humanos reúne diversos órgãos de governo, sistema de justiça e entidades do sistema de garantia de direitos, com a finalidade de combater as violações de direitos em festas populares.
A proposta apresentada pela SJDH em Feira buscou viabilizar a participação do município no Plantão Integrado através das secretarias de Desenvolvimento Social, com o Conselho Municipal do Idoso e o Conselho Tutelar, e da Mulher, com a política de Direitos voltados ao público LGBTQIAPN+.
Na reunião, também foram expostas algumas ações que poderão ser feitas como a apresentação e integração das equipes que irão atuar no Plantão Integrado, disponibilização das informações dos órgãos que irão atuar para o Guia de Proteção e de dados dos atendimentos realizados pela rede para a elaboração do relatório parciais e final, além da mobilização com a distribuição do material da campanha ‘Direito é Nosso Respeito’. De acordo com o chefe de gabinete da Sedeso, Caique Barreto, as propostas serão avaliadas e já há uma expectativa para que as ações sejam realizadas conjuntamente para garantir uma festa democrática e sem violações de direitos.