Encerrando o mês da mulher, o espetáculo “Nem Amélias, Nem Quitérias” retorna aos palcos
No mês onde é comemorado o mês da mulher, o Grupo Recorte de Teatro traz em cena o espetáculo “Nem Amélias, Nem Quitérias”, nos dias 31 de março e 1 de abril, no Teatro do Cuca, sempre às 20h. Os ingressos estão à venda no Sympla e também podem ser adquiridos na bilheteria do CUCA no dia da apresentação a partir das 18h.
A obra busca falar sobre o empoderamento feminino, machismo, violência na sociedade atual envolvendo mulheres e homens. O espetáculo acontece dentro de um salão de beleza, onde a protagonista Lane, compartilha com as amigas as facetas das mulheres “Amélias” e “Quitérias” em nossa sociedade. Como narradores vivos da história, o machismo e o feminismo são personificados e traçam um embate, que se desenrola de maneira envolvente com a plateia. O espetáculo não tem nenhum caráter documental ou didático. Segundo o diretor Fernando Souza: “é uma drama cômico com reflexões pertinentes ao público sobre como a mulher pode e deve ser o que quiser, desde que seja uma escolha dela.” – diz.
Esse é o mais recente trabalho do Grupo Recorte de Teatro, que encara o desafio de falar sobre esse tema difícil mas que nunca foi tão atual e necessário. Essa demanda é comprovada com o resultado da pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Datafolha, que constata que 18,6 milhões de mulheres de 16 anos ou mais sofreram alguma forma de violência ao longo de 2022.