Espécie de peixe natural do Vietnã aparece no rio Jacuípe e preocupa ambientalistas
Uma espécie de peixe denominada pangasius, natural do rio Mekong, do Vietnã, foi encontrada neste final de semana no rio Jacuípe, em Feira de Santana. O surgimento da espécie preocupa técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais órgãos ambientais. O pangasius é um predador, que pode crescer até aos 130 centímetros e e alcançar 44 quilos. A sua vida útil estende-se ao longo de 20 anos.
O diretor do Departamento de Educação Ambiental da SEMMAM, João Dias, observa que a espécie representa um risco ao equilíbrio do meio ambiente. “Então é uma preocupação nossa, pois poderemos ter problemas futuros, como já ocorre, de espécies nativas desaparecendo”, explica.
Ele observa que é proibido introduzir no Brasil espécies exóticas, de outros países, justamente por esse aspecto. “Encontramos há dois anos atrás o jaguar, que é da América Central, e agora encontramos esse, que é um peixe da Asia”, lembra.
A suspeita é que a espécie tenha sido oriunda de aquário e introduzida indevidamente em algum manancial que deságua no rio. “É muito comum essas espécies exóticas serem importadas e vendidas para aquários. Mas acontece que alguns desses peixes, como o pangasius, crescem muito, e acabam sendo descartados pelos seus donos em lagos e rios”, explica João Dias.
Ele ressalta que a Secretaria de Meio Ambiente já vem realizando um trabalho de conscientização junto a pescadores para que não soltem no rio espécies desconhecidas. O alerta também está sendo estendido a pessoas que criam peixes em aquários. “Qualquer pessoa que necessite se desfazer de um peixe, deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou o INEMA [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos]”, esclarece.
Publicidade: