Políticos manifestam pesar pelo falecimento de José Carlos Pitangueira, que deixa três filhos e netos
O falecimento do ex-diretor do Hospital Clériston Andrade, José Carlos Pitangueira, rendeu diversas homenagens no meio político. Ele faleceu aos 75 anos, na capital baiana, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, deixando três filhos e netos.
Carlos Pitangueira completaria dez anos à frente do Hospital em junho. É o diretor que mais tempo ficou no cargo. Por duas vezes foi homenageado pela Casa da Cidadania. Em 2017 recebeu o Título de Cidadão Feirense e em 2021 foi homenageado com a Comenda Maria Quitéria.
Assim que a notícia da sua morte foi confirmada, através de nota oficial, diversas lideranças fizeram questão de prestar as suas condolências. O ex-prefeito de Feira, José Ronaldo (União), foi um dos que posicionou, manifestando solidariedade aos familiares.
“Quando foi vereador da capital baiana, Pitangueira me concedeu o título de cidadão de Salvador. Lamento, profundamente, a morte de José Carlos Pitangueira. Com ele, sempre mantive uma relação de absoluto respeito. Um homem sério, competente em suas atividades e que lutou bravamente pela vida”, disse.
O vice-governador do Estado da Bahia, Geraldo Júnior (MDB) disse ter recebido a notícia com profundo pesar, exaltando os importantes serviços realizados por Pitangueira.
“Ele tem um imenso rol de serviços prestados à área de saúde do nosso Estado. Foi diretor de hospitais como Roberto Santos, Ana Nery e hospitais gerais do Estado, na Capital, de Camaçari e, por último, o Hospital Clériston Andrade. Além disso, foi nosso colega na Câmara de Vereadores de Salvador, na legislatura entre 2009 e 2012. Ali pudemos conhecer a sua luta na defesa por um serviço público de saúde de qualidade para todos”, publicou.
Ângelo Almeida – Secretário de Desenvolvimento Econômico (PSB)
“Existe um Hospital Geral Clériston Andrade antes e outro depois da gestão de Dr. Pitangueira. Tudo que ele fez pela saúde, gerindo com maestria, coragem e determinação o maior hospital público do interior do estado jamais será esquecido. Dr.
Pitangueira partiu deixando um legado que poucos conseguem: de trabalho, transformação e prestação de serviço aos que mais precisam com a energia e alegria tão características”.
Zé Neto – Deputado Federal (PT)
“Nosso amigo Pitangueira acabou de partir para o andar de cima, onde cumprirá a outra etapa de sua existência ao lado do Pai Eterno.
Com muita tristeza recebi a notícia, por seu filho Carlito, sobre o falecimento do nosso querido “Pitanguinha” que dirigiu com muita competência o Hospital Cleriston, por quase 10 anos, deixando entre nós um grande legado de amizade, lealdade, dedicação, amor à causa da saúde e cuidado com o outro”.
Silvio Dias – Vereador (PT)
“Perdemos não apenas um profissional exemplar. Perdemos um grande amigo, um ser humano de bom coração, movido pelo prazer em ajudar e tazer o bem. Pitangueira deixa um legado de competência, empatia e compromisso com a melhoria da qualidade do atendimento à população no Hospital Geral Clériston Andrade. Que Deus o conceda o descanso merecido e conforte os nossos corações nesse momento de extrema dor e tristeza”.