Em visita a Feira, príncipe africano conhece o Mercado de Arte Popular
O Mercado de Arte de Popular (MAP) de Feira de Santana recebeu a visita ilustre de Rasheed Adewale Adefioye, ou Babá Adimula, príncipe da cidade de Ilê Ifé, capital do povo Yorubá na Nigéria, nesta quarta-feira (8). Em visita ao estado baiano, a alteza busca discutir temas relacionados à ancestralidade e cultura do povo negro.
“A gente não precisa mais lembrar do passado e encontrar apenas tristeza, precisamos trazer informação para nossos netos, que colocam na cabeça deles que eles não possuem uma origem, mas possuem sim”, diz a alteza.
Segundo Adimula, é possível saber a origem ancestral a partir de características singulares. O sobrenome é uma dessas possibilidades, pois foi a partir dele que alguns dos colonizadores do passado classificavam e marcavam os povos africanos que foram escravizados.
A vinda do príncipe para Feira de Santana, e especialmente ao Mercado de Arte, foi estruturada pelo presidente do Moviafro, Val Conceição.
“O objetivo principal de ter trazido o príncipe para Feira, em especial para o Mercado de Arte, foi fazer essa reconexão com nossa ancestralidade e com nossos antepassados. O MAP para gente é o espaço do centro da cidade com a maior história, que atrai turistas e visitantes, o mais adequado para essa visita”, pontua o presidente.
Babá Adimula participou como convidado do primeiro dia do Concurso Miss Afro Feira de Santana 2023, onde discutiu questões raciais e culturais.