Vereador apresenta projeto para implantação da política de conscientização sobre a menstruação nas escolas de Feira de Santana
Podem ser estabelecidas, em Feira de Santana, diretrizes para a instituição da Política de Conscientização sobre a Menstruação no município. As normas estão previstas no Projeto de Lei no 180/2021, aprovado, em primeira discussão, na sessão desta terça-feira (07). De iniciativa do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), a proposta visa contribuir para o combate a estigmas que causam prejuízos emocionais e dificultam o acesso à informação.
No projeto, o parlamentar menciona que os tabus relacionados à menstruação podem inibir a discussão do tema e, consequentemente, manter questões relevantes fora do radar das políticas públicas e das pesquisas científicas. Por esta razão, ele propõe o desenvolvimento de programas, ações e articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e iniciativa privada, que visem ao desenvolvimento do pensamento livre de preconceito em torno da menstruação. As diretrizes ainda indicam a realização de palestras, cursos, distribuição de cartilhas, folhetos explicativos e outros materiais educativos, em todas as escolas públicas municipais a partir do 5º ano do ensino fundamental, que abordem a menstruação como um processo natural do corpo.
O vereador Edvaldo Lima votou contra e alegou que não concorda que o projeto envolva meninos. “Discordo nessa parte, o que interessa é quem tem essa dificuldade, esse problema, não faz nenhum sentido envolver meninos que não tem esse problema”, disse. O líder do governo, o vereador José Carneiro explicou que a campanha é educativa. “É um trabalho de conscientização porque nos sabemos a dificuldade que a mulher enfrenta nesse período”, justificou.