Foguetinhos de fim de ano
ANO RUIM
2022 jamais será esquecido por José Ronaldo. Iniciou o ano certo de que seria vice-governador do futuro Governador. Encerra o ano, derrotado, traído e tentando se descolar da péssima gestão do prefeito Colbert. Em 2023, seguirá participando até de aniversário de boneca com o intuito de se manter vivo na política e, quem sabe, partir com favoritismo para mais uma disputa municipal. Ronaldo quer ser prefeito de Feira pela quinta vez.
ANO RUIM II
Contextualizando a frase acima onde escrevo “tentando descolar da péssima gestão do prefeito Colbert”. Em entrevistas, Zé Ronaldo tem dito que não tem qualquer influência sobre o Governo Municipal. Chegou a ter a desfaçatez de dizer que não sabia quem eram os titulares de algumas Secretarias. Como dizem os jovens: a cara nem arde.
ANO BOM
2022 também jamais será esquecido por Angelo Almeida. Ano em que foi eleito pela primeira vez para um mandato completo na Assembleia e escolhido para ser o Secretário de uma das pastas mais importantes do Estado. Tem a amizade e a confiança de Jerônimo Rodrigues e desponta como uma nova liderança feirense. Te cuida Zé Neto!
ANO BOM II
Ocupando funções estratégicas de gestão no Governo do Estado desde 2007, a feirense Roberta Santana tem o que comemorar em 2022. Formada em administração pela UEFS, ela será a Secretária de Saúde, escolhida por Jerônimo Rodrigues a partir de janeiro de 2023. Roberta já passou pela Embasa, Sedur, Conder e foi diretora geral da Sesab. A administradora formará junto com o advogado Felipe Freitas, Secretário de Justiça e Direitos Humanos e o deputado Angelo Almeida o trio de feirenses no primeiro escalão do novo governo.
SARRAFO ALTO
O vereador Fernando Torres vai deixar, além das brigas, um legado de exemplo de economia ao encerrar seus dois anos como Presidente da Câmara de Feira no próximo dia 31 de dezembro. São quase 5 milhões devolvidos à Prefeitura. A sucessora, Eremita Mota, será a primeira mulher a comandar a Casa da Cidadania e terá a responsabilidade de gerir com o mesmo zelo o dinheiro público. O sarrafo aumentou.
TEMPO DE NEGOCIAR
Falando em Câmara, o prefeito Colbert já tem uma equipe formada para negociar tempos de paz com os vereadores. Mas, para que isso aconteça, o prefeito feirense vai precisar ser bastante generoso com o novo comando da Casa. E não tô falando da Presidente.
AVISO
2022 ficou marcado pela polarização das eleições que fez muita gente cheia de certezas apostar nos quais seriam os candidatos vencedores nas urnas. Quem apostou em ACM Neto e Bolsonaro se deu mal. Nos cafezinhos da vida, os nomes dos apostadores que honraram a palavra e pagaram as dívidas estão em alta. Já os caloteiros, estão sob promessa de, em 2023, terem seus nomes expostos nos grupos de política no WhatsApp. A regra é clara: liso e veaco não podem apostar.
O CALOTEIRO MOR
Falando em calote, 2022 fica marcado também pelo inúmeros calotes que o governo Colbert deu nos trabalhadores da gestão. Estagiários da educação e servidores da saúde, que o digam. Mês a mês precisavam recorrer à imprensa para reivindicar o pagamento dos salários. Uma humilhação que jamais deve ser esquecida e que marcará a gestão.
DESPRESTIGIADO
Desde 2006, quando Jaques Wagner ganhou o Governo do Estado pela primeira vez, o deputado federal Zé Neto foi uma das vozes mais ouvidas na formação do Secretariado. Mas, esse ano, a influência diminuiu bastante. Na formação do secretariado de Jerônimo e até nas indicações de segundo escalão o espalhafatoso deputado feirense não tem tido nenhuma participação. O desprestígio não significa que não terá espaço no governo que ajudou a eleger, mas pode simbolizar um novo tempo de divisões de cargos mais justas entre os aliados, principalmente de Feira. A ver.
ATÉ 2023!
Quer falar comigo ou enviar alguma sugestão de reportagem? Envia um e-mail para [email protected]
Feliz 2023, para quem merece!