4ª Etapa do Campeonato Baiano de Ranch Sorting agita Feira de Santana nesta sexta e sábado
Nesta próxima sexta-feira e sábado (16 e 17), acontece a 4ª Etapa do Campeonato Baiano de Ranch Sorting no Rancho NV, em Feira de Santana.
Com o apoio da RAM BR, Organnact, Integral Mix e Pulpitt, a competição que vem se destacando na modalidade de esportes equestres promete agitar os amantes do cavalo na cidade durante o fim de semana. Com mais de 250 inscrições, o evento terá a participação de competidores de cidades da Bahia e de Sergipe disputando nas diversas categorias.
De acordo com Georgia Ortega, presidente do Campeonato 2023, o início da prova está previsto para sexta às 19h e sábado às 10h. “Essa etapa já teremos alguns novos animais participando, o investimento em animais e o esporte estão numa curva de crescimento”, destacou.
Uma curiosidade é que, durante a prova, os competidores devem usar trajes western com camisas de mangas compridas e colarinho, chapéu ou boné e botas. A falta do traje adequado resulta em eliminação da dupla. Com entrada gratuita, além das provas, o público conta com praça de alimentação e show ao vivo.
A modalidade, que tem conquistado cada vez mais público e número de participantes, vai premiar na final do Campeonato os vencedores com uma moto para o 1ª lugar geral e uma moto para dupla campeã dos campeões.
SOBRE O RANCH SORTING
O ranch sorting consiste em apartação de gado entre dois currais como acontece no dia a dia nas fazendas. Na arena, 11 gados estão numerados até o 9 e apenas 01 não possui número para dificultar a prova. Dois competidores entram na arena para separar os gados em ordem crescente a partir do número sorteado pelo locutor.
Exemplo: se for sorteado número 5, devem seguir após: 6, 7, 8, 9, 1, 2, 3 e 4. Só ganha a prova o peão que conseguir passar com os animais em menor tempo para o outro curral e na ordem correta. Preservando a integridade dos animais e respeito à modalidade, é proibido tocar no gado, açoitar o cavalo, falar palavrões e troca de ofensa com o outro competidor.