47 denúncias de violência contra idosos são registradas apenas em janeiro, em Feira de Santana
Apenas no mês de janeiro, 47 denúncias de violência patrimonial, física ou psicológica contra idosos foram registradas em Feira de Santana, através do Núcleo de Direitos Humanos da Secretaria da Mulher.
O número corresponde a, aproximadamente, 1,5 registro por dia. No último mês, o Núcleo realizou 180 atendimentos ao público idoso. A secretária Gerusa Sampaio chamou a atenção para a importância da denúncia.
“As pessoas denunciando ajudam no resgate de idosos que podem estar em situação de cárcere privado, sendo humilhados e explorados. Tem idoso que os filhos se apropriam da aposentadoria, deixam trancado, dão o alimento para que não morra, mas, por outro lado, não dão afeto, não dão carinho e nem condição de vida. Muitos idosos são vítimas de violência psicológica e patrimonial”, alerta.
As denúncias podem ser feitas através de duas formas: por telefone, de modo sigiloso, ou presencialmente na Secretaria da Mulher. No ano passado foram 380 denúncias. Quando são recebidas, assistentes sociais apuram a situação e realizam uma visita no local ao lado de psicólogos.
“A sociedade está sendo mais empática, está se preocupando, está se envolvendo mais, porque tem a garantia do sigilo da sua denúncia. Nenhum vizinho quer brigar com o outro, nenhum parente também quer se indispor. Ninguém sabe de onde veio a denúncia, é sigilosa, isso dá garantia de confiança às pessoas. A divulgação na imprensa também faz com que as pessoas tenham conhecimento sobre isso”, destaca Gerusa.