16 CRAS estão realizando atualização cadastral do Bolsa Família em Feira
A Prefeitura de Feira de Santana, por determinação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, está intensificando o processo de verificação cadastral dos beneficiários do programa Bolsa Família. O objetivo é averiguar possíveis inconsistências nas informações declaradas no Cadastro Único (CadÚnico), com foco na averiguação cadastral unipessoal, ou seja, famílias compostas por apenas uma pessoa.
Os 16 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) presentes em todos os territórios do município estão realizando os atendimentos e atualizações necessárias. O secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, garante que, apesar do aumento significativo na demanda desde que a medida foi anunciada pelo Governo Federal, não há interrupção nem prejuízos aos beneficiários.
O secretário lembra que após o comunicado do Governo Federal nos meses de março e abril sobre o bloqueio de benefícios em mais de 2.700.000 cadastros unipessoais em todo o Brasil, houve uma procura grande de pessoas em busca de correções nos cadastros. Ele informa, ainda, que as visitas domiciliares estão sendo agendadas. “O governo Federal enviou recursos para a contratação de mão de obra adicional em abril e a secretaria já está realizando os procedimentos administrativos para licitação e contratação, o que demanda tempo”.
Vale ressaltar que eventuais bloqueios de benefícios são realizados pelo Governo Federal quando ocorre suspeita de fraude ou informações inconsistentes. No entanto a informação do Ministério é que estão suspensos os bloqueios de benefícios até julho de 2023.