Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
EXPOFEIRA
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Raul tinha razão
23/8/2019 às 9:8h
Em 1976 o baiano Raul Seixas já nos alertava sobre preservação do meio ambiente. Só não vê quem não quer...ouça o encerramento do Café das 6 desta sexta-feira 23 de agosto.

Clique aqui para baixar
Enviado por Da Redação - 14.8.2019 | 16h57m
#Câmara de Feira
Câmara aprova honraria para o senador Otto Alencar

O Projeto de Decreto Legislativo de nº 030/2019, de autoria do vereador Zé Filé (PROS), que concede a Comenda Maria Quitéria ao senador Otto Roberto Mendonça de Alencar, foi aprovado, em discussão única e por unanimidade dos presentes, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Feira de Santana, desta quarta-feira (14). A honraria é concedida à pessoa que tenha prestado relevante e notório serviço ao Município e ao seu povo. De acordo com a proposição, a Mesa Diretiva da Câmara Municipal providenciará a impressão da Comenda, que será entregue em sessão solene, convocada especialmente para este fim. As despesas decorrentes da execução deste Decreto Legislativo correrão por conta de verba existente na Secretaria da Casa.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 13.8.2019 | 14h40m
#Câmara de Feira
Vereadora propõe mudanças na rede de proteção a mulher

A violência contra a mulher foi, novamente, abordada pela vereadora Gerusa Sampaio (DEM), durante a sessão ordinária desta terça-feira,13, na Câmara Municipal de Feira de Santana. A democrata defendeu mudanças no sistema de regulação para o Serviço de Atendimento para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica na Bahia. “A Casa Abrigo da Mulher só existe em três municípios do estado. Em Feira de Santana, Salvador e Itabuna - três das cinco regiões com o maior número de mulheres acompanhadas registrado pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Esse número é muito baixo, precisamos de mais abrigos.”, informou. Para a vereadora, o sistema de regulação torna-se inábil pela demora em prestar auxílio para as vítimas que não residem na capital. “Precisamos prestar ajuda imediata e não fazer a mulher ir a Salvador esperar ser regulada”, explicou. Gerusa ainda informou que se reunirá com o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto, para estudar as possibilidades de aperfeiçoamento na rede de proteção a mulher do município.
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 13.8.2019 | 11h38m
#Câmara de Feira
 
 

Enviado por Rafael Velame - 12.8.2019 | 19h09m
#Política
 
 

Enviado por Da Redação - 12.8.2019 | 15h51m
#Câmara de Feira
Vereador se opõe a construção de nova penitenciária em Feira de Santana

Vereador se opõe a construção de nova penitenciária em Feira de Santana
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (12), o vereador Luiz Augusto de Jesus (DEM) utilizou o seu tempo na tribuna para rebater a proposta do Governo Estadual sobre a construção de um presídio no espaço da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (Famfs). Lulinha parabenizou o prefeito Colbert Martins por não consentir na construção de uma nova penitenciária na cidade e solicitou mais ações do Governo do Estado. “O que nós precisamos em Feira de Santana é o nosso Centro de Convenções; é de saúde – acabar com essa bendita regulação que está matando o povo – com a construção de um grande hospital para Feira de Santana pelo Governo do Estado, e não um puxadinho para ficar sendo comandado pelo Clériston Andrade; nós precisamos de um grande aeroporto para o porte de Feira de Santana”, reivindicou. O parlamentar também utilizou o seu tempo para divulgar a sessão solene que ocorrerá na noite desta segunda, na Câmara Municipal, em homenagem ao Dia do Advogado. “É importante nessa sessão a gente falar daqueles que defendem a causa pública em vários segmentos, que são a classe de advogados de Feira de Santana da Bahia e do Brasil”, finalizou.
 
 

Enviado por Da Redação - 12.8.2019 | 9h55m
#Câmara de Feira
Vereador chama de "infeliz" declaração de presidente sobre "toma lá da cá" na Câmara

O vereador oposicionista Roberto Tourinho (PV) classificou ao site BNews como "infeliz" a declaração do presidente da Câmara de Feira de Santana, vereador José Carneiro (PSDB), sobre os vereadores da base do prefeito Colbert Martins Filho (MDB). Segundo ele, os edis são adeptos da “política do toma lá da cá” "Embora seja o vereador José Carneiro experiente, de vários mandato, mas foi muito infeliz na colocação. E talvez ele esteja se referindo aos vereadores que fazem parte, como ele afirmou, da bancada do governo. Esta alcunha do toma lá dá cá, que os vereadores não questionam, ele naturalmente estava se referindo a bancada do governo", declara Tourinho ao BNews. "Faço parte da oposição. Sou autor, inclusive, de vários requerimentos, de pedidos de CPI ao lado de outros vereadores de oposição. Nós temos cumprido o nosso papel na Câmara de Vereadores, a nossa atividade, que é de principalmente apresentar pedidos de informação. Considero que foi uma colocação infeliz", completou. Na Câmara Municipal, a base do prefeito é composta por 18 vereadores: José Carneiro, Cadmiel Pereira (PSC), Carlito do Peixe (DEM), Cintia Machado (PRB), Edvaldo Lima (PP), Eremita Mota (PSDB), Fabiano da Van (PPS), Gerusa Sampaio (DEM), Gilmar Amorim (PSDC), Isaías de Diogo (PSC), João Bililiu (PPS), Luiz da Feira (PPL), Lulinha (DEM), Marcos Lima (Patriota), Neinha (PTB), Robeci da Silva Lima (PHS), Ron (PTC) e Zé Curuca (DEM). Somente três fazem oposição à atual gestão: Roberto Tourinho (PV), Zé Filé (PROS) e Alberto Nery (PT).
 
 

Enviado por Borega Melo - 10.8.2019 | 11h56m
#Humor
 
 

Enviado por Da Redação - 10.8.2019 | 0h32m
#Cultura
Feira de Santana recebe apresentação gratuita de peça infantil O Barão nas Árvores

O Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), em Feira de Santana, recebe o espetáculo infantil “O Barão nas Árvores”, neste sábado (10), às 16h, dentro da programação do Circuito Cultural Belgo Bekaert. A entrada é gratuita. Encenada pelo Coletivo Duo, a peça conta, de forma lúdica e poética, a história de Cosme Chuvasco de Rondó. Filho de nobres, que aos 12 anos decide subir nas árvores e nunca mais descer, ele se transforma em um grande defensor da natureza e do meio ambiente. Misturando teatro, música e contação de histórias, a adaptação da obra de Ítalo Calvino retoma elementos que no passado eram próximos do universo infantil, mas que hoje estão em desuso: as brincadeiras e as manifestações da cultura popular nordestina.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 8.8.2019 | 18h21m
#Política
Diretor do Cleriston diz que recebe bilhetinhos dos vereadores

Diretor do Cleriston diz que recebe bilhetinhos dos vereadores
O diretor do Hospital Geral Cleriston Andrade, José Carlos Pitangueira, desafiou os vereadores de Feira de Santana. Questionado na Rádio Transamérica sobre atender pedidos dos políticos que criticam o hospital ele foi enfático. "Os que criticam são os que mais pedem. Não adianta negar, se negar eu mostro os bilhetinhos”, disse em tom desafiador os edis feirenses. Pitangueira contou que atende ligação de todos, independente de partido político. "Em saúde não tem lado político, no que eu posso atendo a todos", revelou. Sobre o vereador Isaias de Diogo, que questionou na tribuna da Câmara sobre a desativação do livro de ocorrências na unidade, Pitangueira ironizou. “Se quisesse saber me ligaria, tem meu telefone e liga sempre que precisa, por que não ligou e perguntou sobre isso?”. Diferente de outros diretores que passaram pelo Clériston, Pitangueira goza de grande prestígio dos funcionários do hospital e tem a simpatia da comunidade de Feira. No programa Transnotícias, ouvintes e um médico concursado do HGCA enviaram elogios ao diretor, fato raro quando assunto é atendimento na saúde pública.  
 
 
 

Enviado por Agência Câmara - 8.8.2019 | 8h23m
#Brasília
Projeto garante a estudante de baixa renda 50% das vagas ociosas em universidades

O Projeto de Lei 1255/2019 assegura a estudantes de baixa renda o direito de ocupar metade das vagas ociosas em universidades ou em institutos públicos federais. Para ter acesso às vagas, o estudante precisa comprovar que a renda total de sua família é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. O texto altera a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). O projeto, que já foi aprovado pelo Senado, é assinado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN). Ele argumenta que o projeto tem potencial para gerar resultados educacionais benéficos ao País. “O intuito primordial é aproveitar vagas ociosas geradas que surgem logo após os processos seletivos e também no decorrer do percurso acadêmico, quando as turmas são reduzidas pelas mais diversas razões, incluindo transferências e evasão de alunos”, justifica o senador. O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 7.8.2019 | 8h04m
#Foguetinho
Vereadores choram o "leite derramado"

Os diversos cursos preparatórios que os vereadores de Feira de Santana participam, gastando dinheiro público, têm sido em vão. Prova disso é que ainda não entenderam o seu papel na Casa Legislativa. O presidente da Câmara, José Carneiro, subiu à tribuna recentemente para criticar os preços do guincho e da diária do pátio da SMT.ele, porém, "dormiu no ponto”. A licitação que definiu esses valores foi feita ainda na gestão do ex-prefeito José Ronaldo (DEM) e nenhum vereador questionou absolutamente nada. Agora, chora o "leite derramado" já que "esqueceu" de exercer o papel fiscalizador no passado. Outro que "se passa” quando o assunto é fiscalizar licitação e quer consertar o vacilo com um projeto inconstitucional é o vereador Marcos Lima. Ele apresentou e conseguiu aprovar no plenário, mesmo com parecer de constitucionalidade contrário, um projeto que diminui a receita do município. A lei diz que carros e motos apreendidas pela SMT nas sextas-feiras, fim de semana e feriados só terão diária de pátio cobrada no início do primeiro dia útil subsequente. Apesar da legislação ser clara quanto ao vereador não poder criar leis que criam despesas para o município ou que diminuam suas  receitas, o projeto de Lei 36/2019 de Marcos Lima foi aprovado em dois turnos na Câmara e enviado ao prefeito Colbert Filho (MDB), que fingiu não ver e devolveu ao legislativo, que deve promulgar nos próximos dias.

 
 

Enviado por Da Redação - 6.8.2019 | 6h16m
#Eleições 2020
Rede Sustentabilidade anuncia candidato a Prefeito de Feira

Rede Sustentabilidade anuncia candidato a Prefeito de Feira
No último sábado (03), a Rede Sustentabilidade realizou a sua II Plenária Municipal em Feira de Santana para a eleição da nova composição da Comissão Municipal e para deliberar sobre as Eleições 2020 na cidade, tendo em vista que o partido pretende ser protagonista no próximo pleito, lançando diversas propostas para a Gestão. No evento estavam presentes a ex-vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, representante Estadual da Rede, Pastor Enoque Meneses e Esmeralda Maia, respectivamente primeiro e segunda Porta-vozes do partido. Além disso, participaram do evento filiados e conectados (pessoas que não estão filiadas, mas contribuem para o fortalecimento do partido). Célia Sacramento iniciou sua fala abordando a questão da polarização que tem dominado o país e que acaba sendo muito prejudicial, pois tira o foco do que realmente importa: as discussões a respeito dos principais problemas enfrentados pelos cidadãos todos os dias. “As questões sociais, os direitos das pessoas, os direitos humanos e principalmente a valorização da educação. A partir dessas ações nós vamos transformar o nosso espaço de convivência.”, afirmou Célia demonstrando as bases da Rede Sustentabilidade. Em seguida, foi anunciada a nova composição da Comissão Executiva de Feira de Santana, que irá conduzir os trabalhos no biênio 2019-2021. Atendendo as diretrizes da Rede, que recomenda uma intergeracionalidade e participação igualitária de homens e mulheres, assumem como Porta-vozes Erivaldo Cabaceira e Valéria Silva, ambos com experiência sólida na política local. Para concorrer à vaga ao executivo de Feira, foi anunciada a pré-candidatura de Erivaldo Cabaceira como prefeito. Cabaceira, como é mais conhecido, possui experiência em questões ambientais ao trabalhar na Secretária de Meio Ambiente do município. Atualmente atua como blogueiro e faz Controle Social tendo protocolado algumas denuncias no Ministério Publico contra a atual gestão da prefeitura de Feira, entre elas a da reforma da Feirinha do Feira X. 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 5.8.2019 | 19h48m
#Política
"É toma lá dá cá mesmo", assume presidente da Câmara de Feira sobre relação com a prefeitura

No programa Transnotícias apresentado por Elsimar Pondé e Berinaldo Cazumbá na Rádio Transamérica o presidente da Câmara de Feira de Santana, José Carneiro (PSBD) teve um surto de sincericídio. Questionado por um ouvinte sobre o fato dos vereadores da situação não aprovarem investigações contra o Governo Municipal o chefe do legislativo disse que "político tem lado".  Ele afirmou que na Câmara de Feira se faz política da mesma forma que é feita na Assembleia Legislativa e no Congresso. "É toma lá dá cá, mesmo! Os vereadores não fiscalizam os atos do prefeito, assim como os deputados estaduais não fiscalizam Rui Costa, nem os deputados federais aliados fiscalizam Bolsonaro. O eleitor sabe disso", explicou tentando justificar que a lógica da política feirense segue a mesma linha dos outros poderes legislativos. Sobre a polêmica dos vales-alimentação denunciado pelo Blog do Velame, Carneiro admitiu que cada vereador recebe 5 cartões para distribuir a qualquer um dos seus assessores.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 5.8.2019 | 15h25m
#Feira de Santana
Prefeito Colbert Martins Filho palestra em Fórum Mundial

Prefeito Colbert Martins Filho palestra em Fórum Mundial
O prefeito Colbert Martins vai palestrar no Council Meeting 2019 (Reunião do Conselho do WBCSD), durante o Diálogo com CEOs de Cidades e Mobilidade, em Lisboa, Portugal, no dia 15 de outubro, entre 14h30 e 16 horas. O WBCSD - World Business Council For Sustainable Development é o Conselho Empresarial Mundial Para o Desenvolvimento Sustentável, organização liderada por CEOs de 200 empresas globais de pensamento prospectivo que "trabalham juntas para acelerar a transição para um mundo sustentável". Além do prefeito, Feira de Santana também estará representada no evento mundial, que ocorre entre 14 e 17 de outubro, pelo secretário de Planejamento Carlos Brito, que na quarta-feira, 16, entre 11 horas e 13h30, compartilha a experiência de Feira de Santana na transformação de mobilidade, desafios, soluções e lições aprendidas com o trabalho com o SiMPlify, na sessão "Transformando Mobilidade Urbana". Na segunda-feira, 14, primeiro dia do evento, o prefeito Colbert Martins participa de jantar com os membros do Conselho Empresarial Mundial - que reúne 200  representantes de empresas, com receitas unificadas de 8,5 trilhões de dólares e que empregam 19 milhões de colaboradores. O convite para o evento mundial partiu do presidente do WBCSD Peter Baker, em virtude da "excelente colaboração da prefeitura municipal durante a execução do projeto SiMPlify". Em Feira de Santana, foram destinados 26 milhões de dólares para fazer uma série de mudanças que o SIMPlify ajudou a identificar e priorizar. O SiMPlify é uma colaboração global entre empresas e cidades para promover a inovação em sistemas de mobilidade urbana fáceis, seguros e limpos para todos. Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas cidades, oferece uma significativa oportunidade de negócios estimada em 3,7 trilhões de dólares até 2030, nas áreas de habitação, eficiência de construção, mobilidade, água e saneamento.  Após um ano e meio de estudos e diagnósticos, o Projeto de  Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana foi entregue em 13 de março deste ano ao prefeito Colbert Martins  pelo WBCSD, responsável pelo desenvolvimento do projeto, em evento realizado do auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi). Coordenado pela Pirelli, o projeto decorre de uma ampla pesquisa aplicada em vários segmentos da população, e  se reverte em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. A Secretaria de Planejamento e a Secretaria de Transportes e Trânsito conduziram  os grupos de trabalho, cujos resultados foram obtidos através de uma pesquisa aplicada de forma off-line, possibilitando o mapeamento de uma gama de desafios que a gestão municipal se empenhará em encontrar as soluções mais viáveis, o que exigirá uma complexa articulação entre as secretarias municipais.
 
 

Enviado por Da Redação - 5.8.2019 | 14h27m
#Câmara de Feira
Vereador lamenta média baixa no Ideb de Feira de Santana

Vereador lamenta média baixa no Ideb de Feira de Santana
Na primeira sessão ordinária do segundo semestre, que aconteceu nesta segunda-feira (05), na Câmara Municipal de Feira de Santana, a vereadora Eremita Mota (PSDB) falou sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Feira de Santana em 2017. Segundo a vereadora, a cidade alcançou a média 4 considerada como um dos piores índices de educação entre os dez maiores municípios da Bahia. “Há oito anos a cidade não atinge as metas do Ideb. Eu como professora lamento essa situação. Desde 2005 vejo isso na educação pública. E a cada dia que passa piora e não vemos empenho para os problemas serem resolvidos”, lamentou. Com a falta de uma maior estrutura no ensino público, o resultado, ainda de acordo com a vereadora, que é também presidente da Comissão de Educação e Cultura da Casa, são as escolas vazias. “A evasão escolar só cresce. Os alunos se afastam da escola por qualquer motivo. Como consequência é esse número vergonhoso no Ideb da cidade”, afirmou. Eremita lembrou ainda uma entrevista da ex-secretária de Educação, Jayana Ribeiro, em que ela falava sobre em estrutura das unidades escolares. “Uma escola construída de maneira adequada para os alunos é claro que faz diferença, mas tem que ter condição daquela estrutura construída funcionar do professor até o serviços gerais”, finalizou.
 
 
 
 


 
 
 

 

 

 

 

 

 
2019
Ago | Jul | Jun | Mai | Abr |
Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2019 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial